Puchero


O puchero ou panela em espanhol

Termo da culinária espanhola que designa uma panela de cerâmica, ou ferro fundido. Nessa panela, eram colocados os ingredientes regionais, e cozidos lentamente, no calor da lareira. Por essa razão, as receitas de puchero são muito variadas. É uma preparação característica de vários países. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o Cocido Madrileño. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português(este não leva grão de bico).


O cozido, que deu origem ao puchero, é o principal prato da Andaluzia, região sul da Espanha, sendo considerado como o mais representativo da culinária de Madrid. Muitos historiadores acreditam que sua origem se deu no século XVII, inicialmente entre as classes mais baixas, porém, na atualidade faz parte dos menus dos melhores restaurantes da região. A diferença básica para o puchero é que o cozido utiliza carnes tradicionais da culinária espanhola como costela suína, lombo suíno, sobrecoxa, bacon

Da Comida Espanhola o Cozido Madrilenho é o prato mais característico do Madri. Um prato único e habitual no tempo dos meses frios de inverno. O ingrediente principal é o Grão-de-bico (garbanzo em espanhol).

A forma tradicional de  servir é dividi-lo em trés sub-pratos, Sopa, o grão com as verduras e as batatas, e terceiro as carnes. O caldo é o resultante da junção de todos os ingredientes.

Curiosidade
Um dois mais antigos Restaurantes ( La Bola, inaugurado em 1870) em Madrid deixa cozinhar por 6 horas em fogo feito de carvão em uma panela de Barro.

3 comentários:

  1. Obg pela informação!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Adoro puchero e cozido. Sempre que tenho tempo. Me dedico a algumas horas na cozinha, para fazer essas delícias .

    ResponderExcluir