Paella
Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criado pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, levavam com eles o arroz, o azeite, o sal e o açafrão, agregavam estes ingredientes a caça, os legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.
O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana. A Paella ou Paellera, é uma frigideira rasa e grande (diâmetro mínimo de 30 cm), com duas alças. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.
Há diversas receitas, mas a autêntica Paella Valenciana é a união de vários alimentos característicos da região: arroz, coelho, pato, fava, tomate, pimentão, cebola, alho, azeite e açafrão (que dá a cor amarela característica do prato). Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracóis, alguns também adicionam ervilhas.
Com a difusão da paella pela costa, foram acrescentados frutos do mar: camarões, lulas, lagostins, mexilhões, e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar).
Em suas diferentes variações, encontram-se ainda as "Paellas Marineras" (peixe e frutos do mar)
No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar.
A comunidade valenciana sempre associou a Paella a um evento festivo. Devido a sua preparação laboriosa e a seus ingredientes serem um luxo para a maioria da população, durante muito tempo, quando havia uma festa, a Paella era o prato escolhido. É tradicionalmente cozida em um fogo à lenha, preferencialmente ao ar livre e normalmente preparada pelo homem.
CURIOSIDADE
Conta a historia...
...que a Paella surgiu de uma declaração de amor Onde um jovem apaixonado preparou um prato com iguarias raras e o ofereceu a sua amada, dando o nome de Paella (para ela)
Nenhum comentário:
Postar um comentário